Rastreamento de frotas: conheça os indicadores mais importantes - XMultas Blog

O rastreamento de frotas é um fator decisivo no desempenho operacional. Afinal, esse processo resulta em indicadores de performance que ajudam na hora de tomar decisões importantes. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, torna-se necessário ligar o alerta vermelho e mudar, rapidamente, o gerenciamento interno

Em resumo, os famosos KPIs (Key Performance Indicator) funcionam como uma maneira de monitorar o que acontece em sua frota. O sucesso está em identificar os setores que impactam o financeiro para mensurar os resultados estrategicamente. Só assim será possível se destacar no mercado ao oferecer um bom custo-benefício.

Quer saber mais? Vamos mostrar os principais indicadores em uma frota comercial e a importância do rastreamento. Acompanhe:

Espaço ocioso no transporte

Uma questão que gera custos desnecessários e quase ninguém repara é o espaço ocioso nos carros da frota. Quando um motorista sai para realizar entregas sem levar o máximo possível de carga, a empresa sofre consequências diretas nos prazos do planejamento.

Sem contar que a mão de obra pode ser classificada como onerosa por não render o suficiente. Portanto, estudar esse tipo de indicador ajuda a calcular melhor a demanda junto ao valor indicado nos fretes. Dessa forma, fica muito mais fácil otimizar o processo de trabalho com foco em melhorar a experiência dos clientes.

Calendário de manutenção

Ao usar a tecnologia no rastreamento dos veículos, você, certamente, compreende a importância da manutenção. No entanto, com tantos motoristas nas ruas, os cuidados preventivos podem apresentar custos extremamente altos e comprometer outros investimentos.

O melhor caminho para reverter esse quadro é usar os indicadores para elaborar um calendário prático que seja mais enxuto financeiramente. Com os dados em mãos, faça os cálculos pela frequência da manutenção realizada mensalmente.

A partir disso, diante do valor médio de gasto, a frota consegue mensurar quais veículos exigem reparos em excesso. Tenha em mente que o olhar estratégico da gestão se mostra essencial no momento de reorganizar a logística interna e descobrir a causa desse tipo de problema.

Quilometragem percorrida

Uma empresa que não observa a quilometragem percorrida pelos motoristas enfrenta diversas dificuldades administrativas. Porém, ao optar pelo controle de desempenho, surge um novo mundo repleto de referências sobre a eficiência das rotas, excessos de gastos com combustíveis, sinistralidade e mau uso dos veículos.

Diante disso, fica mais simples preparar melhor a equipe contra imprevistos sem deixar de lado cortes que comprometem o desempenho em longo prazo. Esses dados ajudam também a ter um controle exato dos valores que devem ser pagos para cada profissional conforme as horas trabalhadas e impedir falhas no financeiro.

Gastos com multas

Os gastos com multas representam a maior parte dos prejuízos de uma frota. De fato, sem o monitoramento adequado, esses débitos tendem a acumulam junto aos órgãos de trânsito e formam um verdadeiro beco sem saída. A boa notícia é que contratar uma plataforma de monitoramento digital reúne em um só lugar todas as informações sobre as pendências veiculares.

Ao trabalhar com ajuda tecnológica, será possível reduzir os custos por identificar os condutores que mais cometem infrações e apresentar recursos certeiros. Além disso,o levantamento de dados permite que você tome medidas imediatas já que as informações sobre as violações cometidas chegam antes da notificação oficial.

Pronto! Agora você já sabe como o rastreamento de frotas é capaz de gerar indicadores essenciais na realização do trabalho. O diferencial, nesse caso, está em um construir uma estrutura que possibilite aumentar os lucros com base em soluções inteligentes.

Gostou das informações deste artigo? Já sabe como utilizar os indicadores de maneira efetiva? Então compartilhe na redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro.

tags: Rastreamento de frotas, KPI's, Indicadores de Performance


Comentários: