Redução de custos: 5 dicas simples de economia para a sua empresa! - XMultas Blog

Todo mundo sabe que os lucros são fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa. Para alcançá-los, torna-se necessário apostar na redução de custos em longo prazo. No entanto, muitos gestores não monitoram o caixa adequadamente e acabam por perder dinheiro.

Especialmente em tempos de crise econômica, o planejamento empresarial se mostra como o principal caminho para focar em medidas que minimizem o desperdício. O grande segredo, neste caso, está em identificar os gastos desnecessários e investir os valores excedentes em crescimento interno.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas simples para gerir melhor o setor financeiro de sua empresa. Siga com a leitura!

1. Economize água e energia elétrica 

A economia de água e energia reduz consideravelmente o custo mensal da empresa. Procure observar se existem vazamentos de água em banheiros e copas. Além disso, conscientize os colaboradores para que fechem sempre todas as torneiras.

Quanto à energia, não deixar lâmpadas acesas desnecessariamente, desligar os computadores ao sair (vale a pena, inclusive, evitar o stand by) e aproveitar a luz solar são atitudes simples com resultados significativos no fechamento das contas.

Substituir lâmpadas comuns pelas de LED ou fluorescentes também é uma ótima maneira de reduzir os custos: elas têm maior durabilidade e gastam menos. O ar condicionado, conhecido como um dos maiores vilões do consumo elétrico, pode ser substituído por janelas aberta nas primeiras horas da manhã.

2. Invista na redução de custos de telefonia e internet

Entender os gastos de telefonia e internet da sua empresa fará toda a diferença. Para o seu negócio, vale a pena investir em pacotes com ligações locais ou de longa distância? As chamadas mais frequentes são feitas para telefones fixos ou celulares? Qual a velocidade de internet ideal aos serviços realizados?

Responder as perguntas acima e conhecer as principais características de uso são atitudes que permitem a escolha de planos perfeitos para o perfil do seu negócio. Além disso, contratos corporativos geralmente oferecem uma série de benefícios. Pesquise aquele que melhor se adapta às suas necessidades e reduza os gastos.

3. Evite desperdício com impressões

O desperdício de papel é outro inimigo das empresas. Obviamente, existem documentos que precisam estar em mãos, mas as impressões têm sido cada vez menos necessárias.

Incentive internamente o uso de ferramentas online de compartilhamento, como Google Drive, WeTransfer e Dropbox. Elas permitem o acesso e a edição de forma simples, prática e, melhor ainda, econômica.

4. Economize com copos plásticos

Sabia que os simples copinhos descartáveis de água e café podem significar prejuízos para a sua empresa? Diariamente, são dezenas (ou até centenas) deles jogados no lixo, o que resulta em desperdício de dinheiro e impacto ambiental.

Uma solução para esse problema é incentivar os funcionários a utilizarem canecas. Aposte nos itens personalizados como brindes para que ninguém tenha desculpas ao não utilizar. Assim, o custo será rapidamente recuperado com a economia dos copinhos descartáveis, já que eles devem ser usados apenas pelos clientes.

5. Monitore custos com multas de trânsito

Gestores de empresas com frota comercial, frequentemente, se deparam com desafios no dia a dia. E um dos principais é a redução dos custos com multas de trânsito. Por isso, usar uma plataforma de gestão de multas e documentação é uma excelente maneira de gerenciar gastos e economizar tempo.

Mesmo que pareça uma despesa a mais, a plataforma é, na verdade, sinônimo de economia: ela vai evitar que você dedique uma equipe inteira para o acompanhamento de multas, por exemplo. Além disso, essa é uma opção para te ajudar a não perder prazos importantes e conhecer multas e notificações com antecedência.

Viu como atitudes simples já permitem a redução de custos e colaboram de maneira eficiente para os lucros da empresa? Se o seu objetivo é otimizar o setor financeiro, você precisa conhecer as necessidades operacionais, adotar o consumo consciente como cultura e disseminar as práticas sustentáveis entre os funcionários.

Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as nossas dicas!

tags: Redução de custos


Comentários: