Relacração de placa veicular: saiba agora mesmo como substituir o lacre da placa rompido - XMultas Blog

A relacração da placa veicular é obrigatória para aqueles que tiveram a trava deste item de sinalização adulterado — seja por danos, furto ou perda do lacre. Não efetuar a troca implica em apreensão do automóvel e multa de natureza gravíssima, acrescendo 7 pontos à CNH.

A exigência está relacionada aos inúmeros casos de clonagem de veículos, além das fraudes de adulteração cometidas por alguns para escapar dos radares de trânsito. Muitos, após uma batida e ida ao mecânico, circulam com o lacre rompido sem perceberem o dano.

Quer saber como corrigir o problema e repor o lacre da placa que foi rompido? Leia mais a seguir.

Verifique as condições exigidas

Idêntico ao processo de emissão de segunda via do CRLV, estar com o licenciamento em dia é condição para solicitar o novo lacre. Efetue a quitação das taxas em aberto e pague as multas atrasadas para receber o certificado do ano vigente.

O pedido deve ser realizado pelo proprietário do veículo ou representante legal, caso o bem esteja em nome de pessoa jurídica. Procuradores ou familiares próximos podem dar entrada, desde que apresentem documentos que comprovem tal relação com o dono.

Reúna os documentos necessários

Antes de informarmos a documentação, vale lembrar que, ao realizar o pedido em um Município ou Estado diferentes do registro do veículo, é preciso substituir a tarjeta de identificação distrital ou a placa por completo. Neste caso, siga orientação do Detran ou de um despachante de confiança.

Se a sua necessidade é realizar a relacração por avaria ou perda, confira abaixo os documentos requeridos:

  • CNH ou outro documento com foto;
  • CPF;
  • registro de licenciamento — CRLV;
  • comprovante de pagamento da taxa de lacração;
  • laudo de vistoria.

Com exceção do último, todos os comprovantes devem ser apresentados em seus originais e cópias extras, sendo que as cópias serão retidas pelo órgão de trânsito.

Siga os passos de relacração da placa veicular

Agora que você conhece os requisitos e papelada necessários para lacrar sua placa, confira as 4 etapas para executar o pedido:

1. Faça a vistoria veicular

Procure uma empresa de vistoria credenciada ao Detran e solicite a emissão do laudo. Lembrando que neste caso você precisa de uma vistoria — buscando irregularidades no veículo — e não de inspeção, cujo trâmite é mais caro e complexo.

2. Recolha a taxa de lacração

Após a vistoria, vá a um banco credenciado e efetue o pagamento da taxa de lacração em nome da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, apresentando o número do Renavam.

3. Compareça ao Detran

Finalizado o recolhimento da taxa, dirija-se a uma unidade de atendimento do órgão para solicitar o ofício de relacração da placa veicular. Apresente toda a documentação solicitada e aguarde a liberação do pedido.

4. Vá ao setor de emplacamento e lacração

Apresente a carta oficial no posto indicado pelo Detran e efetue a troca do lacre. A execução é imediata e deve ser realizada em até 30 dias após a solicitação inicial. Caso o prazo não seja obedecido, será necessário recomeçar o processo do zero.

Muitos, para economizar tempo e evitar dores de cabeça — como recolher a taxa incorretamente — optam por efetuar o processo com intermédio de despachantes, precisando somente comparecer ao local de vistoria e lacração indicados pelo profissional.

Se achar complicado decidir dentre as inúmeras empresas que prestam esse serviço, a XMultas possui um app que, além de verificar pendências relacionadas ao trânsito, mostra os melhores despachantes disponíveis em cada região. Alguns atendem a domicílio, inclusive, agilizando ainda mais as solicitações junto ao Detran.

Como vimos, andar com o lacre da placa rompido é infração grave que deve ser corrigida imediatamente. Não se trata apenas de cumprir a burocracia: o procedimento ajuda a combater a fraude veicular e é necessário para segurança de todos os condutores. Portanto, peça a relacração da placa assim que perceber qualquer dano.

Se você é daqueles que gosta de manter o carro sempre em dia, baixe nosso aplicativo no Google Play ou App Store e tenha acesso às melhores informações e serviços.

tags: Relacração de placa veicular; lacre da placa rompido


Comentários: