Saiba como transferir pontos da CNH para o real condutor infrator - XMultas Blog

Você sabia que as multas cometidas com o veículo são, na maioria dos casos, automaticamente computadas na CNH do proprietário, independentemente de quem praticou a infração?

Apesar disso, existe uma forma muito simples de impedir essa situação: indicando o real motorista que cometeu a infração. Quer saber como? Então, acompanhe aqui e saiba como transferir pontos da CNH

 

Quer acompanhar todas as suas multas e pontos em um único lugar? Com o XMultas você fica sabendo mensalmente de suas multas, pontuação e status da documentação do veículo, além de poder preparar defesas e formulários de indicação de condutor em poucos minutos. Veja nossos planos e livre-se da burocracia de uma vez por todas!

Assista o nosso vídeo para saber mais.

 

Quando é possível a transferência de pontos? 

Em regra, a transferência de pontos será possível quando não houver a identificação do condutor no ato da multa. Um exemplo muito comum são as infrações de radares móveis, em que o proprietário recebe apenas a notificação em sua residência. 

Por outro lado, se a multa for imposta em uma blitz, por exemplo, o condutor será identificado pela autoridade policial no ato. 

Existe prazo? 

Sim. Quando for possível a identificação do condutor, na própria infração encaminhada ao proprietário constará o prazo para indicação do real infrator. Esse prazo é de extrema importância, pois, uma vez transcorrido, não há como recorrer. 

Qual é o procedimento para transferência de pontos? 

Bom, antes de mais nada, queremos alertar que o procedimento pode variar de acordo com a sua cidade ou Estado. O primeiro passo, em todos os casos, é observar o prazo. Feito isso, você deverá preencher a notificação recebida (nos campos em branco específicos) com os dados do condutor infrator. 

Há necessidade de anexar a fotocópia de alguns documentos, como a carteira de motorista do proprietário e do condutor, documento do veículo e, se pessoa jurídica, o contrato social. Além disso, tanto o infrator como o proprietário precisam assinar o documento de indicação de condutor. 

Após o preenchimento, os documentos deverão ser entregues ou enviados para a autoridade de trânsito competente — o que também estará indicado na notificação recebida.

Você mora em São Paulo? Temos uma boa notícia!

A Prefeitura de São Paulo lançou um portal com o intuito de facilitar a vida dos proprietários de veículos da cidade, permitindo que a indicação seja feita de forma online.  

Como funciona?

O proprietário do veículo deverá acessar o portal, ter em mãos seus documentos pessoais e o documento do veículo. Em seguida, deverá efetuar um cadastro no site preenchendo seus dados e os do veículo. É necessário um pouco de paciência!

Após o preenchimento dos dados, o portal enviará um e-mail de confirmação para o proprietário fazer a ativação da conta. Ao recebê-lo, o proprietário deverá acessar o link encaminhado e ativar a conta. 

Como transferir pontos pelo portal? 

Agora que você já possui uma conta, basta proceder da seguinte forma: 

  1. acesse novamente o site e faça o seu login para entrar no sistema; 
  2. selecione o veículo cadastrado; 
  3. na lista de infrações, clique no item "indicar condutor infrator"
  4. insira os dados do condutor infrator no formulário (nome completo, carteira de motorista, RG, CPF e endereço completo); 
  5. preenchidos os dados, selecione a opção "avançar";
  6. imprima o formulário de indicação de condutor;
  7. assine o formulário e peça ao infrator que faça o mesmo, lembrando que a assinatura deverá ser igual a que consta na carteira de motorista;
  8. depois de assinado, o formulário deverá ser digitalizado junto com a carteira de motorista do condutor e do proprietário; 
  9. feita a digitalização, selecione a infração desejada na tela e clique em "enviar documentos".
  10. anexe os documentos nos locais indicados e envie a documentação.

Após o envio, será emitido um protocolo para que o proprietário possa acompanhar o andamento no sistema. Para verificar, clique na infração desejada e abra a opção "ver detalhes". 

Lembre-se que o Código de Trânsito Brasileiro prevê a penalidade de suspensão para o condutor que atingir 20 pontos, ou mais, num período de 12 meses. Por isso, se não foi você o infrator, tome nota das dicas de como transferir pontos da CNH e não corra o risco de ficar suspenso do seu direito de dirigir.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto? Curta a nossa página no Facebook

tags: transferir pontos, pontuação, CNH, condutor, condutor infrator, real condutor, multas, xmultas


Comentários: