Saiba como aumentar a segurança no trânsito de sua frota! - XMultas Blog

Se os motoristas da sua frota não sabem quais são as atitudes que mais resultam em acidentes e multas, fatalmente, eles vão repetir os mesmos erros até que se tornem insustentáveis para a empresa. Cabe ao gestor fazer um acompanhamento da forma de condução dos colaboradores e tomar atitudes que aumentem a segurança no trânsito.

No entanto, esse é um processo que envolve uma série de consultas a muitos órgãos e precisa contar com a honestidade dos colaboradores sobre as suas falhas. Como você deve estar imaginando, não é um trabalho simples.

Além disso, sabemos que a rotatividade de condutores dentro de uma empresa costuma ser elevado, sendo que o gestor acaba por saber sobre as infrações de um ex-condutor apenas quando ele não faz mais parte do quadro de colaboradores da empresa.

Mas, calma! Neste artigo, vamos te mostrar como uma plataforma de gestão de multas e documentos fornece dados da frota que podem aumentar em até 40% a segurança no trânsito. Continue conosco para entender o assunto!

Melhore a imagem da empresa no trânsito

Imagine uma frota comercial que circula com adesivos ou envelopamento estampando a marca. Nesses casos, cada atitude dos motoristas refletirá na forma com que os clientes enxergam a empresa. Ao cometer uma infração de trânsito — principalmente aquelas que colocam em risco a vida de outros motoristas e pedestres —, o condutor expõe a imagem da empresa a julgamentos negativos da sociedade como um todo.

Assim, cabe ao gestor identificar as situações que mais resultam em acidentes para educar seus colaboradores — aprofundaremos no próximo tópico.

Conscientize os condutores da frota sobre a segurança no trânsito

Saber os locais que mais rendem multas para a frota é o primeiro passo na conscientização de seus colaboradores sobre a necessidade de alterar os maus hábitos. No entanto, a consulta das infrações pelo método tradicional — por meio dos órgãos de trânsito — toma tempo e se mostra ineficiente nas frotas com muitos motoristas.

Sendo assim, uma plataforma de gestão de multas e documentos é a solução mais indicada. A tecnologia desses sistemas disponibiliza um painel para acompanhamento dinâmico da CNH dos condutores e ranking de multas mais frequentes. Com esses dados em mãos, será muito mais fácil mostrar aos motoristas os pontos críticos e, dessa forma, criar uma cultura que priorize a prudência e segurança no trânsito.

Tenha os veículos sempre regularizados

Outro ponto importante para melhorar a imagem da empresa está relacionado à documentação dos veículos. Isso porque a perda dos prazos para pagamentos de impostos e multas pode reduzir a disponibilidade da frota. E, como consequência, comprometer a eficiência operacional e a receita do negócio.

Gerir a documentação por meio de uma plataforma permite que você acompanhe os vencimentos e se programe para efetuar os pagamentos de todas as obrigações dos veículos. Além disso, será mais fácil manter as vistorias e manutenções em dia com o intuito de preservar a segurança da sua frota.

Neste texto, vimos alguns pontos importantes na hora de educar os condutores e evitar prejuízos para a empresa. A soma de todas essas melhorias resulta em até 40% de aumento da segurança no trânsito. Portanto, o retorno do investimento em uma plataforma de gestão de multas e documentação é conseguido no médio a longo prazo.

E você, gostou deste artigo? Então contrate agora mesmo uma solução como essa para a sua empresa!

tags: Segurânça no trânsito


Comentários: