Tabela Fipe para carros: o que é e como analisar? - XMultas Blog

Você já ouviu falar da Tabela Fipe para carros? Saiba que se trata de uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com a venda de veículos, de seguros automotivos e, até mesmo, para quem deseja negociar seu carro ou moto de forma particular.

Por isso, no post de hoje, trazemos um guia com informações essenciais para que você aprenda o que é e como fazer a consulta da forma mais adequada. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é a Tabela Fipe para carros?

Tabela Fipe para carros é uma das ferramentas mais eficientes para ter referências sobre veículos que se deseja comprar ou vender. Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em 1973, a tabela é o principal meio de se ter como base os valores para contratos comerciais e seguros envolvendo automóveis.

Os valores presentes na tabela são resultados de pesquisas mensais realizadas por analistas da fundação em todo o Brasil. Neles, eles descartam os valores mais altos e os mais baixos dos modelos presentes no site e nas demais formas de publicação da Fipe.

 

Como fazer a consulta pelo preço do veículo de interesse?

Após acessar o site, na página inicial, em sua parte central, você escolhe a opção que mais lhe interessar no momento. São 3 links diferentes que lhe permitem consultar carros e utilitários pequenos, caminhões, micro-ônibus e motos. Após se deparar com o tipo de veículo que você deseja consultar, a busca pelo preço do veículo de seu interesse se torna bastante simples.

 

Campo “mês de referência”

Esse campo serve para que você saiba quanto custa o carro que você deseja consultar de acordo com os valores atuais ou, até mesmo, quanto ele custava em determinado mês ou ano. Isso é algo bastante útil na formulação de contratos de seguros.

 

Campo “marca do veículo”

Aqui você escolhe o veículo de acordo com o seu fabricante. Interessante destacar a grande variedade de diferentes marcas de todo o mundo.

 

Campo “modelo do veículo”

Nesse campo de escolha, você deverá ter bastante cuidado. Como algumas marcas e modelos apresentam uma enorme variedade entre seus produtos disponibilizados para venda, por diferenças na motorização, acessórios, segmento, entre outros, você deverá saber o máximo de detalhes sobre o que deseja consultar, para que o valor disponibilizado seja o correto.

 

Campo “ano modelo do veículo”

Ao escolher o ano modelo do veículo, é também necessário ter bastante atenção. É relevante citar isso, pois é comum que as marcas disponibilizem o veículo do ano seguinte para venda no ano corrente. Exemplo: Fiat Uno 1.0 Vivace ano modelo 2017, mas que foi fabricado em 2016. Informados todos os dados, basta clicar em “pesquisar” e ter acesso ao quadro de informações.

 

Como interpretar o quadro de informações da Tabela Fipe?

Consultar os resultados é algo bastante simples. Logo abaixo das opções que informamos anteriormente, aparece um quadro contendo o mês de referência escolhido, contendo as seguintes informações:

  • código Fipe — que facilitará uma busca futura se você o digitar na aba que está à sua direita do quadro em que preenche seus dados de interesse de marca modelo e ano;

  • marca do veículo;

  • modelo conforme escolhido;

  • ano modelo como orientamos;

  • autenticação — que poderá confirmar a veracidade das informações para outros interessados;

  • data em que você está fazendo a consulta — que ajuda bastante a comprovar as informações caso você imprima o quadro;

  • valor médio do veículo consultado.

Então, como você observou, consultar a Tabela Fipe para carros é bastante relevante, na medida em que ela possui informações úteis e confiáveis que vão contribuir para que você faça o melhor negócio.

Se você gostou das dicas deste post, curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma novidade!

tags: tabela fipe, mercado automotivo, xmultas


Comentários: