Tecnologia no trânsito: 8 inovações que vão impactar a sua frota - XMultas Blog

A tecnologia no trânsito traz benefícios para as cidades que impactam diretamente a frota da sua empresa. Afinal, todos os dias, surgem diversos aparelhos projetados com a intenção de facilitar as atividades e fazer a diferença em nossas rotinas.

E isso vai desde a hora em que acordamos — ao usar cafeteiras inteligentes — até a hora de dormirmos — com os climatizadores de ar modernos. Dentro desse contexto, você deve levar em consideração que melhorar o desempenho operacional a partir de inovações é fundamental para valorizar o serviço oferecido.

Pensando nisso, neste artigo separamos 8 soluções tecnológicas que vão mudar a logística do seu negócio — desde o transporte até a parte burocrática. Acompanhe!

1. Semáforos sincronizados

Semáforos são aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia. A grande novidade é que muitos já contam com tecnologias de sincronização que ajudam o trânsito a fluir, e isso pode reduzir o tempo com deslocamentos na sua frota.

Ao manter a velocidade dentro daquela determinada para a via, o semáforo sincronizado fará com que o motorista encontre todas as luzes verdes pelo caminho. Um outro tipo de semáforo ainda mais avançado já vem equipado com câmeras e sensores de presença que controlam o momento certo de liberar a passagem, de acordo com o volume de veículos em cada sentido do cruzamento.

2. Fiscalização por reconhecimento de placas

Os sistemas de monitoramento de placas são aparatos eletrônicos equipados com câmeras e programas que reconhecem cada veículo pela identificação da placa. Por um lado, essa tecnologia serve para fiscalizar e pode apontar veículos da sua empresa que estejam irregulares ou que transitam em áreas proibidas. Por outro, ela ajuda a encontrar veículos roubados. Nos dois casos, o impacto é relevante ao funcionamento do negócio.

3. Transferência de multas por selfie

Essa é uma tecnologia do Detran-SP que foi criada com o intuito de facilitar a indicação do motorista infrator. A proposta é que a transferência entre condutores possa ocorrer ao enviar uma selfie (foto de celular) por meio do aplicativo do órgão de trânsito paulista.

Contudo, o sistema é falho por ser descentralizado e burocrático. Nesse sentido, se o condutor da sua frota de São Paulo cometeu uma infração no Rio de Janeiro, por exemplo, essa tecnologia não terá serventia. Ou seja, ele não é muito útil para as empresas.

A boa notícia é que existem plataformas de controle de multas e pontos na CNH que possibilitam a integração — como veremos a seguir.

4. Plataforma de controle de multas e pontos na CNH em tempo real

Essa inovação centraliza as multas e a documentação da frota por permitir que todas as ações para amenizar — ou até mesmo reverter — os prejuízos sejam tomadas de imediato. Assim, o acompanhamento acontece em tempo real, e isso resulta em:

  • redução de multas por não indicação do condutor (NIC);
  • menos funcionários dedicados à burocracia veicular;
  • economia de tempo;
  • aumento na eficiência operacional.

Uma plataforma de controle de multas e pontos na CNH também traz informações sobre prazos importantes e aponta as infrações mais frequentes na frota. Logo, você poderá intensificar as campanhas internas de educação no trânsito para reduzir os custos da empresa.

5. Airbags externos

Lançado em uma feira automotiva no Japão, o carro com airbags externos chamou atenção por sua cobertura feita de borracha especial. O modelo, batizado de Flesby II, é super compacto e possui lataria macia que reduz o impacto no momento de uma batida. Esse tipo de revestimento externo se movimenta por energia elétrica resultando em mudanças no design.

Outro destaque significativo está na capacidade de se comunicar com os outros motoristas no trânsito por meio de luzes de LED inseridas na borracha. Em um primeiro momento, a proposta visa combater impactos menores, porém, no futuro, o fabricante deseja reduzir o número de vítimas fatais em acidentes. Assim, o recurso será um diferencial para preservar a imagem de sua frota e melhorar a segurança.

6. Assistente para freio de emergência 

A frenagem emergencial permite que o carro pare completamente caso perceba ausência de reação do motorista. Ou seja, o próprio sistema interno do veículo aciona o freio imediatamente quando existir risco de colisão e o condutor não estiver atento. Com isso, o número de acidentes pode ser reduzido consideravelmente em sua frota.

Para funcionar com exatidão, o assistente conta com sensores capazes de medir a distância em relação ao carro da frente. Esses dados são cruzados com base na velocidade sincronizada entre os dois veículos. Todo o processo é desenvolvido, especialmente, para as grandes cidades,

Mesmo já existindo como item de série ou opcional, a tecnologia promete entrar de vez no mercado americano a partir de 2022. Data em que passará a ser obrigatório em todos os modelos automotivos vendidos nos Estados Unidos.

7. Detector de fadiga 

O sensor avisa ao motorista o melhor momento de estacionar o carro para descansar. A partir de análises de parâmetro, torna-se possível alertar sobre a perda de concentração de quem está dirigindo acima dos 65 Km/h. Os principais critérios de avaliação são o uso do pedal, comportamento na direção e aceleração lateral.

Sempre que for identificada uma situação de risco, um aviso surge no painel junto ao alerta sonoro. Caso o condutor não respeite o primeiro sinal em 15 minutos, o sistema emite uma outra notificação sonora até que o veículo pare.

Além de aumentar a segurança nas estradas, essa tecnologia também ajuda a conscientizar sobre a importância do descanso dos profissionais que trabalham em longas viagens.

8. Projeção de imagens no para-brisa

A transmissão das imagens é realizada por aplicativos que funcionam como um projetor. Dessa forma, todos os dados do GPS aparecem no para-brisa para que o motorista não desvie o olhar da direção em nenhum momento. Existem diversas opções da tecnologia no mercado atualmente que se encaixam em todas as necessidades.

A partir da conexão com o smartphone, o vidro se transforma em uma verdadeira tela digital repleta de informações sobre velocidade e indicações de navegação. Outro benefício interessante ao seu negócio é que esse tipo de aparelho consegue estabelecer referências sobre a localização dos veículos de maneira mais exata do que os indicadores tradicionais.

Agora você já conhece as novidades sobre tecnologia no trânsito que vão impactar sua frota. O mais importante é buscar sempre soluções inteligentes para aumentar a segurança sem deixar de lado a eficiência operacional do serviço. Ao otimizar as tarefas de direção, o crescimento interno se mostra de forma significativa e destaca sua empresa da concorrência pela abordagem inovadora.

Conhece mais alguma novidade tecnológica no trânsito? Então deixe um comentário aqui no post contando pra gente!

tags: plataforma de gestão de multas, multas de trânsito, gestão de frota


Comentários: