Tecnologia no trânsito: 4 inovações que vão impactar a sua frota - XMultas Blog

Todos os dias, nos deparamos com diversos aparelhos que facilitam as atividades e trazem benefícios às nossas rotinas. E isso vai desde a hora em que acordamos — com as cafeteiras inteligentes — até a hora de dormirmos — com os climatizadores de ar modernos.


Da mesma forma, a tecnologia no trânsito traz benefícios para as cidades que impactam diretamente a frota da sua empresa.


Pensando nisso, neste artigo separamos 4 inovações que vão mudar a logística do seu negócio — desde o transporte até a parte burocrática. Acompanhe!

1. Semáforos sincronizados


Semáforos são aparelhos que fazem parte do nosso dia a dia. A grande novidade é que muitos já contam com tecnologias de sincronização que ajudam o trânsito a fluir, e isso pode reduzir o tempo com deslocamentos na sua frota. Ao manter a velocidade dentro daquela determinada para a via, o semáforo sincronizado fará com que o motorista encontre todos as luzes verdes pelo caminho.


Um outro tipo de semáforo ainda mais avançado já vem equipado com câmeras e sensores de presença que controlam o momento certo de liberar a passagem, de acordo com o volume de veículos em cada sentido do cruzamento.

2. Fiscalização por reconhecimento de placas


Os sistemas de monitoramento de placas são aparatos eletrônicos equipados com câmeras e programas que reconhecem cada veículo pela identificação da placa. Por um lado, essa tecnologia serve para fiscalizar e pode apontar veículos da sua empresa que estejam irregulares ou que transitam em áreas proibidas. Por outro, ela ajuda a encontrar veículos roubados da sua frota. Nos dois casos, o impacto é relevante para o seu negócio.

3. Transferência de multas por selfie


Essa é uma tecnologia do Detran-SP que foi criada com o intuito facilitar a indicação do motorista infrator. A proposta é que a transferência entre condutores possa ocorrer ao enviar uma selfie (foto de celular) por meio do aplicativo do órgão de trânsito paulista.


Contudo, o sistema é falho por ser descentralizado e burocrático. Nesse sentido, se o condutor da sua frota de São Paulo cometeu uma infração no Rio de Janeiro, por exemplo, essa tecnologia não terá serventia. Ou seja, ele não é muito útil para as empresas.


A boa notícia é que existem plataformas de controle de multas e pontos na CNH que possibilitam a integração — como veremos a seguir.

4. Plataforma de controle de multas e pontos na CNH em tempo real


Essa inovação centraliza as multas e a documentação da frota e permite que todas as ações para amenizar — ou até mesmo reverter — os prejuízos sejam tomadas de imediato. Assim, todo o acompanhamento acontece em tempo real, e isso resulta em:


  • redução de multas por não indicação do condutor (NIC);

  • menos funcionários dedicados à burocracia veicular;

  • economia de tempo;

  • aumento na eficiência operacional.


Por fim, uma plataforma de controle de multas e pontos na CNH traz informações sobre prazos importantes e aponta as multas mais frequentes na frota. Logo, você poderá intensificar as campanhas internas de educação no trânsito para reduzir os prejuízos da empresa.


E você, o que achou deste artigo? Sentiu falta de alguma tecnologia no trânsito que impacta frequentemente a sua frota? Então deixe um comentário aqui no post contando pra gente!


tags: plataforma de gestão de multas, multas de trânsito, gestão de frota


Comentários: