Conheça os 5 tipos de seguros de autos e saiba como escolher o ideal para você! - XMultas Blog

Conhecer todos os tipos de seguros de autos é muito importante para acertar na escolha. Afinal de contas, contratar uma cobertura que não se encaixa com seu perfil pode causar ainda mais prejuízos em um momento de necessidade.

Para evitar cair em ciladas, você precisa ficar por dentro das regras de cada modalidade. Assim, se torna simples assinar um contrato que tenha vantagens sem cobrar um preço exorbitante e te deixe tranquilo no dia a dia ao volante

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 tipos de seguros de autos para te ajudar a tomar boas decisões. Acompanhe: 

1. Seguro compreensivo

Por ser uma solução mais completa do que as outras disponíveis no mercado, os motoristas cautelosos priorizam o modelo compreensivo de seguro. O serviço protege o veículo de diversas avarias que são preocupações frequentes, como: 

  • roubo;
  • furto;
  • incêndios;
  • colisões.

O grande diferencial da categoria está na possibilidade de escolher o melhor tipo de indenização de acordo com as sua necessidades. Tudo depende, no entanto, do poder de investimento do contratante já que quanto mais ampla for a assistência, maior será o valor de pagamento. 

2. Seguro contra roubo e furto

Ter o patrimônio roubado e ficar desamparado, certamente, é o pesadelo de qualquer motorista. Levando isso em conta, esse tipo de seguro está no topo da lista entre as opções básicas. A seguradora realiza o pagamento total da indenização apenas quando o veículo não é encontrado depois de acionar a polícia. 

Caso encontrado, os danos são cobertos apenas se ultrapassarem 75% do valor do automóvel. A vantagem está na possibilidade de fugir do contrato anual e fazer os pagamentos do serviço mensalmente. Algumas seguradoras oferecem até parcelamento de 12 vezes com descontos conforme a modalidade escolhida.

3. Seguro de acidentes de passageiros

Esse formato é ideal para quem atua como motorista profissional e transporta passageiros em vans escolares ou aplicativos. Ao contratar o seguro, todas as pessoas dentro do carro durante uma colisão são indenizadas. 

Os planos básicos garantem cobertura em casos de invalidez permanente ou temporária, morte acidental e gastos com tratamentos médicos. Claro que ninguém deseja passar por uma situação desse tipo, porém, ter assistência faz muita diferença tanto ao condutor quanto ao contratante dos serviços. 

4. Seguro DPVAT

O seguro funciona como uma espécie de fundo de cobertura para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito ou suas famílias. O valor é cobrado obrigatoriamente uma vez por ano de todos os proprietários de veículos junto das taxas do IPVA. 

A sigla DPVAT se refere a Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ou seja, todas as vítimas atingidas por um veículo automotor ou sua carga são indenizadas em casos de morte, invalidez ou ressarcimento das despesas hospitalares. 

Porém, saiba que o DPVAT não se responsabiliza por prejuízos ao carro durante o acidente. A assistência é prestada apenas a todas as pessoas envolvidas independentemente de quem foi o culpado pela colisão. 

5. Seguro popular

A modalidade popular oferece contratos até 30% mais baratos do que os tradicionais e foi regulamentada pelas entidades responsáveis em 2016.

Entretanto, existem algumas restrições no momento da contratação que dificultam a assistência aos motoristas. Por exemplo, na maioria dos casos, a cobertura é limitada a alguns modelos de carro ou ano de fabricação.

O lado positivo, além do preço mais em conta, está na reposição de peças usadas de qualidade no conserto dos carros, pois o procedimento é feito por empresas que seguem a lei de desmanche com valores bem abaixo da taxa de mercado.

Como vimos, existem diversos tipos de seguros de autos e você precisa pesquisar bastante para escolher o ideal. O mais importante é pensar com antecedência sobre os riscos frequentes com a intenção de se resguardar sem que as taxa pesem no bolso. 

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como cotar seguro auto e encontrar uma boa cobertura.

tags: Tipos de seguros de autos


Comentários: