Trabalho em equipe: tenha um time como o Google! - XMultas Blog

Gerir uma pequena ou média empresa não significa que a cultura organizacional precisa ser engessada ou presa a metodologias ultrapassadas. Ao contrário disso, é importante buscar inspiração nas maiores corporações para motivar o trabalho em equipe e a evolução do projeto.

Pensando nisso, neste artigo vamos te mostrar como é o ambiente de trabalho no Google — considerada uma das "100 Melhores Empresas para se Trabalhar" desde 2007 — e como você pode aplicar as principais técnicas à sua equipe para conseguir funcionários produtivos e dedicados.

Tenha em mente que o importante não é o tamanho do negócio, mas sim os conceitos que ele incentiva internamente e externamente. Continue com a leitura para entender o assunto!

Adote a organização de trabalho plana

Você já percebeu como a maioria das empresas criam diversos níveis hierárquicos para estabelecer funções e responsabilidades? É tanto supervisor, encarregado, chefe e por aí vai. Pois se você quer que a sua empresa seja como o Google, esqueça desse modelo ultrapassado.

Os fundadores do maior buscador do mundo (além de tantos outros produtos) enxergam a companhia como uma série de startups que compõem a startup principal. Nesse sentido, a estrutura organizacional é plana e não existe uma hierarquia definida. Ao contrário disso, os colaboradores formam células de empreendedorismo. Nesses grupos existem colaboração mútua e incentivo à criatividade.

Além disso, cada membro pode mudar de grupo sempre que quiser e o feedback não é dado por um superior, mas sim por todos da célula.

Aumente a relação de confiança no trabalho em equipe

Para que esse modelo de cooperação funcione, é necessário haver muita confiança entre os colaboradores — ou Googlers. Pensando nisso, o Google criou o modelo Googler-to-Glooger (G2G). Basicamente, é implementada uma cultura focada na cooperação e desenvolvimento de habilidades.

Assim, sempre que algum membro tem uma dificuldade, ele pode buscar ajuda entre seus colegas. Logo, não existem alunos e nem professores. E sim uma equipe determinada a crescer em conjunto e apoiar a evolução dos companheiros.

Saiba como aplicar esses conceitos na prática

Se você é gestor de uma pequena ou média empresa, por exemplo, pode parecer difícil pensar em trabalho em grupos, confiabilidade e inovação no seu modelo de negócio. Mas já reparou que a sua empresa já possui diversos times?

Se tomarmos os motoristas da frota, eles formam um grupo de funcionários com o mesmo objetivo: levar produtos do ponto A ao ponto B no mínimo espaço de tempo e sem causar acidentes ou multas de trânsito. Nesse sentido, cabe ao gestor incentivar a inovação e oferecer formas de reduzir a burocracia no trabalho.

Já passou pela sua cabeça pedir a um motorista que ele fique responsável por checar a situação dos veículos e condutores junto aos órgãos de trânsito? Saiba que esse é um grande erro. Direcionar funcionários para outras funções contra a vontade desmotiva o profissional e compromete as entregas.

Para casos como este, procure soluções tecnológicas — como uma plataforma de monitoramento dinâmico de multas e pontuação dos condutores. Ao agir assim, você permite que a equipe foque em soluções criativas para o negócio, como:

  • traçar rotas mais econômicas de acordo com a experiência de cada um;
  • otimizar a disposição de volumes dentro dos veículos — com a cooperação dos colegas;
  • definir qual motorista conhece melhor uma região e pode se responsabilizar por ela;
  • encontrar insights em conjunto para melhorar a interação com os clientes e os resultados do negócio.

Como vimos, não é a toa que o Google é uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar. Alcançar esse patamar exigiu muitas tentativas e validações. A boa notícia é que ficou mais fácil adaptar essa realidade à sua empresa: basta focar nas soluções (e não nos problemas), incentivar a criatividade e tomar medidas para reduzir a burocracia.

E você, já sabe como melhorar o trabalho em equipe no seu negócio? Então leia o nosso artigo que mostra como aumentar a produtividade de todos os colaboradores!

tags: Trabalho em equipe, Google


Comentários: