Visão sistêmica: saiba como ela ajuda o gestor e a empresa - XMultas Blog

É cada vez mais comum ouvir falar de visão sistêmica quando o assunto é gestão empresarial. Trata-se realmente de um tema relevante, especialmente para quem deseja adotar posicionamentos estratégicos ao desenvolver operações com eficiência.

Como o mercado tem exigido cada vez mais de líderes e gestores, o ultrapassado modelo de profissionais especialistas em uma área específica sai de cena para dar lugar a um profissional de perfil mais completo e integrado. Tenha em mente que uma das competências desse profissional é a compreensão da empresa como um todo.

Quer entender melhor sobre o assunto e conhecer como a visão sistêmica pode ser aplicada à sua empresa? Basta continuar com a leitura!

Afinal, o que é a visão sistêmica?

De maneira resumida, visão sistêmica pode ser definida como a capacidade do gestor ou do profissional enxergar a empresa de maneira integrada. Ele tem consciência de que a empresa é como um organismo vivo, cujos órgãos não funcionam independentemente, mas em conjunto.

Assim, por entender de que forma os processos estão integrados dentro da organização, ele é capaz de opinar e agir rapidamente em ajustes que vão gerar melhores resultados.

O profissional que possui a visão sistêmica como competência entende o funcionamento e desenvolvimento dos processos internos. Mais do que isso, também compreende a relação de tais processos com o ambiente externo, de ponta a ponta, ou seja, da origem à entrega.

Por esse motivo, no caso específico do gestor de frotas, será necessário que o profissional esteja sempre atualizado sobre as características do mercado, leis de trânsito e outras exigências, a fim de fazer uma avaliação apurada dos processos.

Dessa forma, ele será capaz de tomar medidas para a redução do tempo e, consequentemente, otimizar os resultados, além de melhorar o desempenho dos colaboradores.

Por possibilitar um diagnóstico preciso de toda a empresa, a visão sistêmica impacta diretamente seu crescimento.

O desenvolvimento da visão 

A visão sistêmica é uma competência e, por isso, pode ser desenvolvida. Quanto mais familiaridade tiver o gestor com a empresa, mais conhecimento e domínio dos processos ele terá.

Nesse sentido, o profissional precisa entender tanto do negócio quanto de pessoas — principalmente seus funcionários e clientes.

No que diz respeito à empresa, é importante mapear e dominar:

  • o funcionamento dos processos;
  • o relacionamento existente entre os setores;
  • os prazos e qualidade da entrega.

Para a construção de uma visão sistêmica que beneficie a cultura organizacional e também o relacionamento com o cliente, o profissional precisa desenvolver:

  • habilidade de comunicação — é fundamental para compreender melhor as necessidades, alinhar expectativas e evitar ruídos ou mal entendidos no cotidiano;
  • estabelecimento de conexões — entender que, como tudo está interligado, uma simples ação gera reação. É necessário compreender o “onde, como e por que” das integrações;
  • empatia e profundidade — se interessar genuinamente pelas pessoas e ter a preocupação em manter a motivação no trabalho. Criar laços pode ser fundamental para manter a engrenagem em funcionamento!

Como a visão sistêmica beneficia toda a empresa?

Como o gestor será capaz de diagnosticar com maior propriedade e clareza o estado atual da empresa, ele poderá delegar melhor as tarefas, definir metas e objetivos alcançáveis, administrar crises, motivar a equipe e oferecer auxílio em diversas frentes.

Como vimos ao longo deste artigo, o profissional com uma visão sistêmica desenvolvida poderá agregar valor à organização, pois exercerá papel preponderante no controle dos processos.

Se o seu objetivo é abolir o modelo ultrapassado do gestor especialista, comece agora mesmo a buscar a compreensão da sua empresa como um todo — desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente!

E você, compreendeu melhor como a visão sistêmica pode beneficiar o seu negócio? Então assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes diretamente em seu e-mail!

tags: Visão sistêmica


Comentários: