Vistoria cautelar: entenda o que é e qual a importância de um check-up para o carro usado - XMultas Blog

O orçamento para trocar de carro nem sempre permite a aquisição de um veículo zero quilômetro, não é mesmo? E o pior é que comprar um automóvel usado pode trazer gastos inesperados se você não souber se precaver. Mas, calma! A vistoria cautelar é muito útil para que tenha uma proteção extra em sua compra.

Quando você vai a uma concessionária, o carro conta com garantias que o usado de um particular não possui. Mas isso não quer dizer que deva fazer a aquisição às cegas. Com o serviço de inspeção, dá pra ter uma noção melhor da situação do veículo.

Ficou curioso? Veja a seguir como funciona a vistoria cautelar!

Entenda porque o carro usado precisa de vistoria cautelar

Você sabe dizer se um carro já sofreu algum acidente? Se os pneus estão em boas condições? Reconhece quando o veículo é recuperado de sinistro? Se a resposta para essas perguntas for um “não”, talvez você tenha dúvidas na hora de comprar um automóvel.

Na verdade, mesmo que você seja apaixonado por carros, sempre pode ficar um pouco de insegurança. Existem empresas especializadas em fazer um check-up completo da situação do veículo. Dentre os aspectos analisados estão:

  • documentação: incluindo histórico de antigos donos;
  • estrutura: motor, chassi, pneus, amortecedores, toda a parte mecânica e elétrica e mesmo possíveis alterações no velocímetro são observados;
  • procedência: se foi comprado em leilão e repassado, por exemplo, ou se tem alguma restrição jurídica;
  • sinistro: se passou por algum acidente ou foi recuperado;
  • recall: se sofreu ou ainda precisa de algum tipo de alteração importante a pedido da montadora.

Muito importantes, esses itens nem sempre recebem a devida atenção. E não por falta de cuidado do motorista: o que pode acontecer é simplesmente não lembrar de checar tudo.

Ou por não ter conhecimento aprofundado para fazer uma avaliação tão cuidadosa quanto a de um especialista. Afinal de contas, nem mesmo um motorista apaixonado por carros tem a obrigação de saber de tantos detalhes, não é mesmo?

Confira os benefícios de fazer a inspeção

Você não compra nem roupa às cegas, então não deve ser diferente com o carro. Como se trata de um bem valioso e de longo prazo, quanto mais você souber, mais poderá prevenir.

Não é incomum encontrar carros mais antigos com uma quilometragem baixa, por exemplo. Ainda que possa ter sido pouco utilizado, infelizmente, há revendedoras que alteram o número para tornar a venda mais atraente.

Ainda que você vá em um local de confiança para comprar, nada te garante que essa alteração não tenha sido feita por outro vendedor antes desse. A vistoria te permite ter a certeza de que sabe o que está comprando.

Outro ponto importante é que uma peça pode ter sido substituída sem que você tenha notado. Se o trabalho foi bem feito, ótimo. Entretanto, também existe a chance de não ter sido instalada corretamente. Nesse caso, com a avaliação, você consegue se antecipar e prevenir que o veículo estrague no meio da rua ou sofra algum acidente que poderia ser evitado.

Se você for dono de loja de automóveis ou mesmo se estiver tentando vender seu carro para comprar outro, o laudo funciona como uma propaganda. Isso porque você vai oferecer um produto de qualidade garantida e oficialmente atestada.

Saiba quando e como contratar o serviço

O ideal é que sempre que você decidir vender ou comprar um carro usado, a vistoria seja feita. Há quem prefira chamar apenas um mecânico de confiança e a estratégia é válida. A questão é que ele não poderá te dar detalhes além da parte física do seminovo. E, embora seja também importante, é essencial ter conhecimento também de históricos jurídicos e financeiros.

Em geral, é difícil alguém lembrar de perguntar, por exemplo, se o carro já foi roubado ou se tem alguma pendência financeira de donos anteriores. São detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Há até mesmo quem se sinta constrangido por fazer tantas perguntas, como se estivesse desconfiando da pessoa com quem está fazendo negócio. Contratar a avaliação profissional tira um pouco desse peso do questionamento.

Além disso, o serviço de vistoria tem se tornado cada vez mais acessível. É possível que o profissional faça uma avaliação domiciliar, se for o caso. E para procurar um local de confiança, você pode acessar o aplicativo XMultas.

Por meio do app, você terá acesso aos estabelecimentos mais recomendados da sua região. Assim, você nem precisa ficar procurando por empresas. Será possível encontrar um serviço de confiança em pouco tempo e de maneira super prática. Lembrando que essa vistoria não é obrigatória, mas sim uma oportunidade de transparência na compra ou venda de um automóvel.

Descubra a diferença entre vistoria cautelar e vistoria prévia

Se você já contratou um seguro para seu carro, talvez esteja pensando que já fez a vistoria e pode ficar tranquilo. Mas saiba que não é bem assim. Essa avaliação cautelar é diferente da chamada vistoria prévia.

O que acontece é que a seguradora precisa examinar o automóvel para ter certeza de que não há nada que impeça sua contratação. A avaliação visa descobrir se a cobertura pode ser afetada por alguma situação prévia. Ou seja, é mais uma questão de burocracia do que de prevenção.

Nesse caso, a vistoria é feita a pedido da companhia de seguros. Já a vistoria cautelar é um procedimento aberto a qualquer motorista que tenha interesse. Sem contar que é muito mais minuciosa em sua avaliação. Assim, você terá um laudo completo com tudo que precisa saber sobre seu automóvel.

Para quem compra ou vende carros usados e seminovos, a vistoria cautelar precisa se tornar um hábito. Ainda que não seja tão popular, é uma oportunidade de conhecer mais do veículo e atestar sua situação por completo. Ao avaliar a estrutura física e também o histórico veicular, fica mais simples decidir se o negócio é valoroso ou se trata de uma furada.

E você, ficou interessado pelo serviço? Então aproveite para baixar o aplicativo XMultas em seu Android ou iOS. Assim será mais fácil descobrir quais são as empresas de confiança que oferecem a vistoria cautelar em sua cidade!

tags: Vistoria cautelar


Comentários: