Volante travado: aprenda a resolver o problema de forma simples - XMultas Blog

Quem já viveu a situação de virar a chave e mesmo assim permanecer com o volante travado sabe como é confuso. Leva um tempo até perceber o que está acontecendo e o motorista fica sem reação. O pior é quando o carro está em movimento — raro, mas possível — e o risco de acidente surge imediatamente.

O problema costuma ser causado por danos no sistema de direção ou pelo próprio comando interno. Como apresenta pequenos sinais antes de quebrar, existe a possibilidade de ser corrigido com antecedência. No entanto, caso chegue de surpresa, alguns macetes ajudam a liberar o volante durante a urgência e é sobre eles que falaremos a seguir.

Quer descobrir o que fazer neste caso para evitar prejuízos? Acompanhe a leitura!

O que causa o volante travado?

Além do travamento total, pode ser que o volante fique duro, trepidando ou com folga. Na prática, você vira a direção e o carro não responde imediatamente. Em qualquer desses casos, torna-se indispensável procurar um mecânico para verificar as condições do veículo, pois são sinais de que algo no sistema está comprometido.

Desajustes e falhas na caixa de direção são as principais causas. Porém, também existe a possibilidade de acontecer em decorrência de uma pane hidráulica de comandos ou como medida de segurança do próprio carro, principalmente, quando ele é estacionado em uma ladeira com as rodas apoiadas na guia.

Outra ocorrência responsável por travar o volante é o vazamento no fluido da direção hidráulica em função do ressecamento da mangueira. Agora, se estiver tudo certo com esses aspectos, as últimas suspeitas são o desgaste da ignição e pequenas partículas que impedem o contato perfeito da chave no sistema. 

Como solucionar o volante travado do carro?

A pane pode surgir tanto com o veículo parado quanto em movimento e a solução para cada um dos casos é diferente. Também é preciso redobrar alguns cuidados de segurança quando isso acontece no trânsito, principalmente se estiver dirigindo à noite. Em função disso, veja, a seguir, como proceder corretamente!

Com o veículo estacionado

Tente colocar a chave novamente e veja se ela encaixou. Se sim, vire suavemente de um lado ao outro. Tome muito cuidado para não quebrá-la dentro da ignição, pois o custo do conserto costuma ser alto.Caso não resolva, faça uma leve pressão no volante para ver se o desbloqueio acontece.

Veja se é possível movimentá-lo para um dos lados. Depois, inclinando suavemente, retire e o coloque a chave enquanto tenta dar partida pressionando o volante. Realize algumas tentativas até conseguir desbloqueá-lo.

Com o veículo em movimento

A situação gera certo nervosismo, principalmente, se o carro estiver em alta velocidade ou em uma rodovia. O grande segredo para evitar complicações, nesse caso, é manter a calma ao perceber o volante travado. 

Antes de qualquer coisa, ligue o pisca-alerta para sinalizar que algo não está bem e que os outros condutores devem redobrar a atenção. Em seguida, procure reduzir as marchas aos poucos, para desacelerar. Se possível, tente levá-lo mais próximo ao acostamento, cruzando as faixas com muita cautela.

Quando estiver mais devagar, puxe o freio de mão até conseguir parar o carro. Por último, tente as manobras que listamos acima para destravar e, se não resolver, chame o guincho do seu seguro auto ou o sistema de socorro da via. 

O que fazer após o desbloqueio?

Imagine só ter que passar pelo mesmo imprevisto diversas vezes. Seria muito desgastante, não é, mesmo? Por isso, quando o volante trava, não há como saber exatamente o que aconteceu, a menos que se leve o carro para uma oficina mecânica. Seja por uma questão simples, ou mesmo danos ao sistema de direção, é preciso reparar o problema o quanto antes.

Afinal, encontrar o volante travado pode acontecer com proprietários de carros antigos ou novos. Fique atento ao perceber qualquer sinal durante a direção e mantenha a manutenção do veículo em dia para evitar o apuro. 

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro das dicas.

tags: Volante travado


Comentários: