Saiba como motoristas profissionais podem zerar pontos da CNH - XMultas Blog

Descobrir como zerar pontos na CNH é uma preocupação constante em uma frota comercial. Pela quantidade de horas no trânsito, os condutores profissionais estão sujeitos a receber uma série de multas que prejudicam o seu negócio. O principal problema está na suspensão do direito de dirigir ao acumular infrações.

Mas não se preocupe! Os motoristas da sua empresa podem fazer um curso de reciclagem baseado em conscientização e segurança que anula a pontuação — e isso representa uma grande diferença no desempenho da frota comercial. Além disso, existem formas simplificadas de recorrer às multas.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas e esclarecer as etapas necessárias para zerar a habilitação. Acompanhe:

Como acontece a suspensão? 

A penalidade é descrita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como suspensão do direito de dirigir. Esse tipo de punição tem um caráter bastante educativo na visão legislativa, já que o período longe do volante serve como uma importante reflexão sobre o comportamento do motorista.

O efeito suspensivo ocorre, especialmente, quando o condutor soma 20 pontos na carteira de habilitação em um período de 12 meses. No entanto, algumas infrações consideradas gravíssimas anulam a CNH automaticamente. O principal exemplo disso é a multa por transitar 50% acima do limite de velocidade permitido.

Quando a punição está relacionada ao acúmulo de pontos, o prazo de suspensão varia entre 6 meses e 1 ano. Já em violações com suspensão imediata, o período sem o documento será definido de acordo com o histórico de cada infrator.

O que é preciso para zerar pontos da CNH? 

À possibilidade abrange os motoristas profissionais que atuam nas categorias C, D e E. Quem somar entre 14 e 19 pontos na carteira de habilitação pode participar do curso de reciclagem e zerar toda a ficha junto ao órgão de trânsito.

A principal exigência, nesse caso, é ter a descrição da atividade remunerada no verso da CNH. Entretanto, quem alcançar os 20 pontos ou ultrapassá-los perde a chance de fazer a reciclagem e terá o direito de dirigir suspenso.

Como funciona o curso de reciclagem?

O serviço funciona como uma espécie de reciclagem preventiva e varia em cada estado. Em São Paulo, por exemplo, você deve encaminhar o colaborador até uma unidade do Detran-SP, que concede a autorização com base no registro do motorista. O próximo passo é contratar o curso em uma autoescola.

Após toda a etapa de inscrição, o condutor tem até 15 dias para iniciar as aulas. A conclusão deve ser feita obrigatoriamente em 40 dias com uma prova final de 30 questões.

Os pontos na CNH só serão anulados caso o infrator acerte, no mínimo, 21 respostas. Mas não pense que esse recurso pode ser usado com frequência. A matrícula é permitida apenas uma vez a cada 12 meses.

Motoristas profissionais podem recorrer de multas? 

Recorrer de multa de trânsito é um direito de todos os motoristas, independentemente da profissão exercida. Com a ajuda de uma plataforma digital, fica muito mais fácil montar uma estratégia de defesa que traga retorno positivo. Assim, os gastos em sua frota são reduzidos em longo prazo sem perder a qualidade do trabalho oferecido.

Além disso, preparar um recurso online leva apenas 5 minutos e elimina a necessidade de contratar despachantes ou advogados. Saiba que, mesmo que existam fotos das violações cometidas na notificação, as chances de ter sucesso com o processo são de 40%.

Pronto! Agora você já sabe como os motoristas profissionais podem zerar pontos da CNH. O mais importante é aproveitar o curso de reciclagem para conscientizar seus condutores sobre as principais medidas de segurança no trânsito. Afinal, quem circula com um veículo comercial, deve se preocupar com imagem do negócio em todas as áreas do segmento.

Gostou das informações deste artigo? Então assine nossa Newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

tags: zerar pontos da CNH


Comentários: